Se você já pensou em usar os sonhos lúcidos como uma forma de aproveitar o poder do seu cérebro adormecido, você não está sozinho. O primeiro passo para ser um aspirante a onironauta é deixar sua mente saber que seus sonhos são importantes.

Os Benefícios dos Sonhos Lúcidos
1. Diversão e Entretenimento
O sonho lúcido é divertido. Tipo, muito divertido. Meu primeiro sonho lúcido ocorreu quando eu era adolescente. Eu tinha tirado uma soneca à tarde depois da escola e foi quando aconteceu:
“Eu estou deitado na minha cama, mas não consigo me mexer. Vejo uma sombra na porta do meu quarto olhando para mim e fico com medo. Fecho os olhos para me acalmar e percebo que há luzes aparecendo na minha visão. Sinto meu corpo girar ao redor do meu próprio eixo e de repente caí no chão do meu quarto. Penso que acordei, mas na verdade estou num sonho. Uma felicidade repentina atacou meu ser e pulei na janela para voar e aconteceu. A parte de fora da minha casa não era a paisagem real, mas algo muito bonito. Um campo aberto com algumas aldeias ao redor e um pôr do sol muito lindo ao horizonte. Meu êxtase aumenta a cada momento e… eu acordo.”
2. Reflexão e Meditação
Os sonhos lúcidos também podem oferecer outras oportunidades, se você estiver disposto a trabalhar duro. Seus sonhos podem ser um santuário para reflexão pessoal e meditação profunda; um lugar para conversar com seu verdadeiro eu e ponderar sobre grandes decisões sem as distrações do mundo desperto.
3. Prática de Atividades da Vida Real
Os sonhos também podem ser um lugar para praticar atividades da vida real. Pense no mundo dos sonhos como um espaço de ensaio mental, onde você pode repassar sua grande apresentação para o trabalho, se concentrar em suas rotinas atléticas ou até mesmo continuar seus estudos antes de um grande exame.
4. Inspiração Artística
Se você é do tipo criativo, os sonhos lúcidos podem ser uma fonte inesgotável de inspiração artística. O mundo dos sonhos é sua tela e você pode criar qualquer coisa nele.
5. Superação da Ansiedade
Por último, os sonhos são um lugar seguro para experimentar e superar a ansiedade. Você pode enfrentar um agressor, praticar ser social, encontrar coragem para pedir um aumento ao seu chefe ou vencer seu medo de falar em público.
Para aprender mais sobre como usar os sonhos lúcidos para crescimento pessoal, visite o Manual do Sonho Lúcido.
Os Riscos dos Sonhos Lúcidos
1. Paralisia do Sono
A paralisia do sono ocorre para quase todas as pessoas à noite durante o ciclo REM – para evitar que você entre fisicamente nos seus sonhos – mas algumas pessoas experimentam um estado entre o sonho e a vigília quando tentam ter sonhos lúcidos. Isso pode ser assustador, pois você não consegue se mover, você está ciente de que está acordado, mas ainda pode estar tendo alucinações de seu sonho. Esse tipo de paralisia do sono é incomum, mas é definitivamente uma possibilidade durante a experiência com sonhos lúcidos. Felizmente, existem maneiras de acordar desse estado ou induzir um estado de sono/sonho completo, mas abordaremos isso mais tarde (fonte).
2. Sentimentos Realistas
Uma das melhores vantagens dos sonhos lúcidos também pode ser uma das piores armadilhas: sentimentos realistas. O estado de sonho lúcido pode oferecer sentimentos eufóricos de visão, movimento, felicidade e até sexo, mas isso significa que sentimentos do outro lado do espectro também podem acontecer. Medo, tristeza e dor também são possíveis em um sonho lúcido. Dito isso, sentimentos negativos como esse têm mais probabilidade de ocorrer no estado de vigília, pois, ao contrário do estado de sonho, você tem menos controle sobre o mundo (fonte).
3. Claustrofobia do Sonho
Também existe a possibilidade de “claustrofobia do sonho”, que é quando as pessoas ficam lúcidas em um cenário de sonho que são incapazes de manipular ou de despertar. E, por último, alguns temem usar os sonhos lúcidos como forma de escapismo que irá forçá-los a perder o contato com a realidade. Afinal, por que você desejaria passar um tempo no mundo normal quando pode estar em seu próprio mundo pessoal, onde tem um poder inimaginável? Bem, os sonhos lúcidos duram apenas enquanto seus ciclos REM ocorrem enquanto você dorme, e treinar para ficar lúcido a qualquer hora que você escolher leva anos e anos de treinamento. Em suma, suas sessões de escapismo de sonho não serão mais prejudiciais do que assistir a um filme ou jogar um videogame – exceto, talvez, um pouco mais esclarecedoras (fonte).
Se algum desses riscos te assusta, os sonhos lúcidos podem não ser adequados para você. Além disso, se acontecer de você sofrer de transtorno de personalidade limítrofe ou qualquer outro transtorno mental que torne difícil saber o que é real e o que não é, é melhor dormir à moda antiga: os sonhos lúcidos podem causar-lhe sofrer de confusão sonho-realidade e agravar sua condição.
Mas, novamente, embora esses cenários sejam uma possibilidade muito real, eles ainda são ocorrências improváveis para aqueles em estados mentais relativamente saudáveis que trabalham seu caminho até os sonhos lúcidos com prática gradual e deliberada. Os sonhos lúcidos são muito parecidos com uma piscina; é um lugar onde você pode lutar e se afogar, mas se aprender a nadar, não há nada a temer.
Conclusão
Os sonhos lúcidos oferecem uma oportunidade única de explorar sua mente e aproveitar o poder do subconsciente. Com benefícios que vão desde a diversão até o crescimento pessoal e profissional, eles são uma prática valiosa para aqueles que estão dispostos a aprender e praticar. No entanto, é importante estar ciente dos possíveis riscos e abordá-los com cuidado. Se você está interessado em aprender mais sobre os sonhos lúcidos e como começar sua jornada, visite o Manual do Sonho Lúcido.



