
O sonho lúcido acontece quando você está consciente durante um sonho. Isso geralmente acontece durante o sono REM, o estágio de sonho do sono.
Estima-se que 55% das pessoas tiveram um ou mais sonhos lúcidos durante a vida.
Durante um sonho lúcido, você está ciente de sua consciência. É uma forma de metacognição, ou consciência de sua consciência. Frequentemente, o sonho lúcido também permite que você controle o que acontece em seu sonho.
O que é real? Como você define o ‘real’? Se você está falando sobre o que você pode sentir, o que você pode cheirar, o que você pode saborear e ver, o real são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo seu cérebro. – Morpheus
Morpheus “Matrix”
História
Nos últimos 20 anos, o psicofisiologista Dr. Stephen LaBerge se tornou o pioneiro na pesquisa sobre sonhos lúcidos. Ele não apenas inventou uma das técnicas de sonho lúcido mais populares, mas conduziu muitos estudos científicos sobre o assunto.
O trabalho de LaBerge ajudou os pesquisadores a descobrir os benefícios terapêuticos dos sonhos lúcidos. Pode ser útil no tratamento de condições como Estresse pós-traumático, pesadelos recorrentes e ansiedade.
O sonho lúcido geralmente acontece espontaneamente. No entanto, é possível aprender a sonhar lúcido por meio de vários métodos.
Como ter sonho lúcido
As técnicas de sonho lúcido treinam sua mente para perceber que você está em um sonho. Elas também foram projetadas para te ajudar a recuperar ou manter a consciência ao entrar no sono REM.
1. Teste de realidade
O teste da realidade, ou verificação da realidade, é uma forma de treinamento mental. Aumenta a metacognição, treinando sua mente para perceber sua própria consciência.
De acordo com Neuropsiquiatria Cognitiva, seu nível de metacognição é semelhante em seus estados de vigília e sonho. Portanto, uma metacognição superior quando você está acordado pode levar a uma metacognição superior quando você está sonhando.
Isso pode estar relacionado ao córtex pré-frontal do cérebro, que desempenha um papel tanto no teste de realidade quanto no sonho lúcido. Para melhorar sua metacognição, você pode fazer testes de realidade enquanto está acordado.
- Para o teste de realidade, siga estas etapas várias vezes ao dia:
Pergunte a si mesmo: “Estou sonhando?”
Verifique seu ambiente para confirmar se você está sonhando ou não.
Observe sua própria consciência e como você está se envolvendo com o que está ao seu redor.
Você pode definir um alarme a cada duas ou três horas para se lembrar de fazer uma verificação da realidade.
Aqui estão verificações de realidade comuns que as pessoas usam para sonhos lúcidos:
- Espelhos. Verifique seu reflexo para ver se parece normal.
- Objetos sólidos. Empurre sua mão contra uma parede ou mesa e veja se ela passa. Algumas pessoas colocam os dedos na palma da mão oposta.
- Mãos. Olhe para suas mãos. Eles parecem normais?
- Tempo. Se você está sonhando, a hora em um relógio mudará constantemente. Mas se você estiver acordado, o tempo quase não mudará.
- Respirando. Esta popular verificação da realidade envolve apertar o nariz e ver se você consegue respirar. Se você ainda consegue respirar, está sonhando.
2. Acordar e voltar para a cama (WBTB)
Acordar de volta para a cama (WBTB) envolve entrar no sono REM enquanto você ainda está consciente.
Existem muitas versões do WBTB, mas considere esta:
- Defina um alarme para cinco horas após a hora de dormir.
- Vá dormir como de costume.
- Quando o alarme disparar, fique acordado por 30 minutos. Desfrute de uma atividade tranquila como a leitura.
- Volte a dormir.
Quando você voltar a dormir, é mais provável que tenha um sonho lúcido. Enquanto você está acordado, escolha qualquer atividade que requeira vigilância total.
De acordo com um estudo sobre essa técnica, as chances de sonhos lúcidos dependem do nível de alerta e não da atividade específica.
3. Indução mnemônica de sonhos lúcidos (LEVE)
Em 1980, LaBerge criou uma técnica chamada Mnemonic Induction of Lucid Dreams (MILD). Foi um dos primeiros métodos a usar a pesquisa científica para induzir sonhos lúcidos. Essa técnica MILD é baseada em um comportamento chamado memória prospectiva, que envolve definir a intenção de fazer algo mais tarde. No MILD, você faz a intenção de lembrar que está sonhando.
Como usar a técnica MILD:
- Ao adormecer, pense em um sonho recente.
- Identifique um “sinal de sonho” ou algo que seja irregular ou estranho no sonho. Um exemplo é a habilidade de voar.
- Pense em voltar ao sonho. Reconheça que o sinal de sonho só acontece quando você sonha.
- Diga a si mesmo: “Na próxima vez que eu sonhar, quero lembrar que estou sonhando”. Recite a frase em sua cabeça.
Você também pode praticar a MILD depois de acordar no meio do sonho. Isso geralmente é recomendado, pois o sonho ficará mais fresco em sua mente.
Um estudo de 2017 da revista Dreaming determinou que uma combinação de teste de realidade, WBTB e MILD funciona melhor.
Você pode combinar WBTB com MILD configurando o alarme para acordar em cinco horas.
4. Manter um diário de sonhos
Manter um diário de sonhos, ou diário de sonhos, é um método popular para iniciar os sonhos lúcidos. Quando você escreve seus sonhos, é forçado a lembrar o que acontece durante cada sonho. Diz-se que o ajuda a reconhecer os sinais dos sonhos e a aumentar a consciência dos seus sonhos.
Para obter melhores resultados, registre seus sonhos assim que acordar. Também é recomendável ler seu diário de sonhos com frequência.
5. Sonhos lúcidos iniciados pelo despertar (WILD)
Um Sonho Lúcido Iniciado pelo Despertar (WILD) acontece quando você entra diretamente em um sonho após a vida desperta. A WILD ajuda a manter a mente consciente enquanto o corpo adormece.
Você precisará deitar e relaxar até ter uma alucinação hipnagógica , ou uma alucinação que ocorre quando você está prestes a adormecer. A WILD é simples, mas é difícil de aprender. Pratique as outras técnicas de indução de sonhos lúcidos e aumentará suas chances de WILD.
Como acordar
Às vezes, você pode querer acordar de um sonho lúcido. Os sonhadores lúcidos usam algumas técnicas diferentes.
Experimente os seguintes métodos para acordar de um sonho lúcido:
- Peça ajuda. gritar no sonho diz ao cérebro que é hora de acordar. Ou, se você conseguir falar em voz alta, pode acordar.
- Piscar. Piscar repetidamente pode ajudar sua mente a se preparar para acordar.
- Adormeça em seu sonho. Se você está ciente de que está sonhando, vá dormir em seu sonho para poder acordar na vida real.
- Ler. Tente ler um letreiro ou livro em seu sonho. Isso pode ativar partes do cérebro que não são usadas no REM.
Conclusão
Os sonhos lúcidos oferecem uma oportunidade única de explorar sua mente e aproveitar o poder do subconsciente. Com benefícios que vão desde a diversão até o crescimento pessoal e profissional, eles são uma prática valiosa para aqueles que estão dispostos a aprender e praticar. No entanto, é importante estar ciente dos possíveis riscos e abordá-los com cuidado. Se você está interessado em aprender mais sobre os sonhos lúcidos e como começar sua jornada, visite o Manual do Sonho Lúcido.



